Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeto

Argentina promove produção de suínos saudável e sustentável

Com a produção de suínos ao ar livre e em condições naturais, desenvolve-se a experiência de um incubatório didático localizado no campo de El Alambrado do INTA Concordia –Entre Ríos

Argentina promove produção de suínos saudável e sustentável

A maioria dos suinocultores de Entre Ríos na Argentina opera fazendas com menos de 50 represas, geralmente de produção familiar. A INTA Concordia está trabalhando para adequar os sistemas de produção voltados para este perfil.

A partir do Projeto Estrutural Nacional de Produção Sustentável e Saúde Suína, foi criada uma granja didática localizada em Campo El Alambrado (Concórdia) que trabalha com produção não tradicional, em que cada porca mãe produz 16 leitões distribuídos em duas entregas ao longo do ano.

Na produção ao ar livre, os suínos têm a possibilidade de expressar seus comportamentos naturais, o serviço natural é realizado, os animais têm sombra, abrigo ou parto, sempre água limpa e recebem rações caseiras balanceadas de acordo com sua categoria, feitas com subprodutos do agronegócio local.

“Parece-nos que ter um incubatório é importante para gerar uma unidade comercial-produtiva sustentável do ponto de vista econômico e ambiental que permita manter uma família rural”, disse Juan Pablo Hegglin – extensionista da Incubadora Didática de Porcos e Peixes do INTA. – CTMSG Concordia-.

Para Lilian Roman, extensionista e coordenadora da área de extensão do INTA Concordia, essas ações nascem da necessidade de gerar e compartilhar informações sobre produção, beneficiamento e comercialização, destinadas aos produtores locais.

No âmbito das atividades de extensão, foram elaborados treinamentos em diferentes modalidades (cursos longos, três dias de clínica, visitas guiadas, estágios de alunos, teses de graduação e pós-graduação, workshops para técnicos). Paralelamente, atendem a consultas permanentes e são gerados materiais didáticos (artigos de divulgação, arquivos, planilhas, artigos para congressos).

 

“Colaboramos na formulação de projetos para pessoas que desejam iniciar a atividade (escala, custos, desenvolvimento de produtos comerciais, qualificações)”, disse. Junto com outras seis instituições, eles produziram um guia para a qualificação da suinocultura na província.

“Desenhamos uma ferramenta de empréstimo de honra para a compra coletiva de alimentos e realizamos oficinas de preparação de produtos comerciais (salame, bondiola, chouriço) junto com técnicos da Universidade Nacional de Entre Ríos”, acrescentou Hegglin.

Pretende-se que as porcas tenham uma vida reprodutiva de seis anos e cerca de 12 partos, ou seja, produzam entre 1.300 e 1.400 quilos de leitões abatidos ao longo da vida, adaptando as instalações às diferentes condições climáticas, proporcionando-lhes nutrição , saúde e condições ideais de bem-estar.

“As mães são de uma genética que se adaptam à criação ao ar livre com abrigos e sombra, além disso pretende-se que tenham capacidade materna e dêem um elevado número de leitões”, explicou Carlos Fuser – extensionista do INTA Concordia -.

Na área de incubação didática, é realizado um serviço natural não direcionado que dura um mês. Uma semana antes do final do período de gestação de 114 dias, as porcas são colocadas em um rebanho individual com baia de parto.

Após o parto, os leitões permanecem com a mãe durante todo o período de lactação e aos 20 dias de idade é-lhes oferecida alimentação para que aprendam a comer e a complementar o leite materno.

A partir de março de 2021, serão realizadas visitas guiadas a fazendas educativas de suínos e peixes na primeira quinta-feira de cada mês, com o objetivo de conhecer instalações atualizadas, práticas de manejo e margens econômicas.