A situação sanitária devido à influenza aviária na Argentina é cada vez mais complexa. O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) confirmou um novo caso em uma granja avícola. O país suspendeu as exportações por medida do Ministério da Economia na última terça-feira (28/02). Com o novo caso registrado já são duas granjas infectadas com o vírus.
O Senasa também confirmou que um caso em aves domésticas foi detectado em Buenos Aires e 2 em Córdoba. “Após a confirmação dos casos, agentes dos centros regionais Buenos Aires Norte e Córdoba do Senasa realizarão as ações sanitárias correspondentes nas propriedades afetadas”, informou o órgão.
Até agora foram cerca de 200 notificações analisadas pelo Laboratório do Senasa. “Até o momento, existem 30 casos confirmados em aves silvestres (3), quintal (25) e setor comercial (2) distribuídos da seguinte forma: 15 em Córdoba, 7 em Buenos Aires, 2 em Río Negro, 2 em Santa Fe, 1 em Jujuy, 1 em Neuquén, 1 em San Luis e 1 em Salta”, detalhou o Senasa.
O órgão solicitou que, ao constatar a presença ou suspeita de sinais clínicos compatíveis com a gripe aviária ou a descoberta de aves domésticas e/ou silvestres mortas, notifique o Senasa em qualquer um de seus escritórios; através do aplicativo “Notificações Senasa”, enviando um e-mail para [email protected] ; entrando na seção ‘Avisar Senasa’ do site da agência ou mandando um WhatsApp para 11-5700-5704”, detalhou a agência.