A Argentina decidiu suspender suas exportações de frango, depois que o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) confirmou o primeiro caso positivo de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves comerciais na Província de Río Negro.
O surto foi identificado em uma granja de frangos de corte no município de Mainque, ao sul da barreira zoofitossanitária patagônica, numa área de baixa densidade avícola.Com a confirmação do caso positivo, o país perde temporariamente o status de livre da doença e a suspensão da exportação de produtos avícolas é um protocolo internacional.
A produção de aves para consumo interno continuará normalmente, uma vez que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango e ovos. Da mesma forma, os frigoríficos que exportam poderão comercializar seus produtos no país.
De acordo com o Senasa autoridades e técnicos já estão trabalhando para conseguir restaurar o status sanitário de livre da doença e a retomada das exportações de aves.