Redação AI 01/11/2005 – Com participação surpreendente mais de 400 inscritos de 18 estados brasileiros , o Concurso Ovo Forte 2005, iniciativa de caráter cultural e filantrópico da Fazenda Pé Forte, chega em sua fase final. No dia 22 de novembro serão anunciados os vencedores da terceira edição do concurso, no Shopping Móveis Moema (Av. Ibirapuera, 3.303 Moema São Paulo/SP), a partir das 19 horas. O evento, que também dará início à exposição das 200 melhores obras, contará com leilão beneficente de alguns trabalhos produzidos por convidados, como a apresentadora Ana Maria Braga e as crianças da ONG Florescer, que participarão do evento representando a atriz Karina Bacchi.
“O Concurso atraiu número recorde artistas e apaixonados por artes de todas as regiões do País. A escolha das 200 melhores obras está sendo extremamente difícil, mas prazeroso, pois demonstra a qualidade dos profissionais brasileiros”, afirma Joel Wolff, diretor da Fazenda Pé, que divide a responsabilidade de avaliar os trabalhos com Carlos Ogata, diretor de artes e professor consultor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); Blagojco Dimitrov, professor de artes plásticas da Escola Panamericana de Arte e Design e Paulo José Rossi, professor de fotografia do SENAC.
O III Concurso Ovo Forte premiará a melhor obra com viagem de uma semana à África do Sul; as obras classificadas de 2o. a 5o. lugares receberão vale-compras em artigos para pintura. O tema do concurso é Paixão pelos Esportes. A idéia foi deixar os participantes bem à vontade para tratar de um assunto tão presente no dia-a-dia do brasileiro, enraizado na cultura do País e capaz de despertar sentimentos intensos. A paixão que temos por futebol é um bom exemplo da importância do esporte na cultura do povo, explica Joel Wolff.
Os trabalhos ficarão expostos no local para visitação pública (entrada gratuita) entre 23 de novembro até 22 de dezembro, das 10 às 22 horas (dias da semana), das 10 às 19 horas (sábados) e 14 às 19 horas (domingos). Durante esse período, as obras participantes serão leiloadas no site da empresa (www.peforte.com.br) e a renda líquida obtida será revertida à Ten Yad (www.tenyad.org.br), instituição sem fins lucrativos que atua no combate à fome e à miséria. Em 2004, o leilão beneficiou cerca de 2 mil pessoas atendidas anualmente pelo Projeto Felicidade, entidade de apoio a crianças com câncer. Cerca de 160 artistas participaram do concurso no ano passado.
O caráter filantrópico do evento tem atraído pessoas e empresas interessadas apenas em ajudar o próximo. Além disso, é perceptível a cada edição do Concurso Ovo Forte que os artistas brasileiros estão cada vez mais interessados na arte em ovos de avestruz, uma técnica tão conhecida no exterior, mas ainda pouco difundida no Brasil, afirma Wolff.
Arte em ovos de avestruz – Fortemente enraizada em Israel e em países africanos (onde o avestruz é nativo), a arte em ovos de avestruz é pouco conhecida dos brasileiros. Os primeiros relatos de trabalhos em ovos datam do século XVII, quando viajantes europeus, recém-chegados à África do Sul, registraram em tribos locais a utilização de ovos pintados como objetos decorativos e cantis. A arte também difundiu-se na cultura judaica, quando Israel tornou-se importante criador de avestruz. No Brasil, o artesanato em ovos de avestruz é difundido aos poucos. A Fazenda Pé Forte dá sua contribuição, sendo a primeira empresa a organizar um concurso nacional de obras de arte do gênero.
Evento de premiação e início da exposição do III Concurso Ovo Forte
Data: 22 de novembro (terça-feira) Horário: 19:00 horas Local: Shopping Móveis Moema – Espaço Cultural – 2 Piso – Av Ibirapuera, 3.303 Moema São Paulo (SP). Exposição: A exposição ficará aberta ao público de 23 de novembro à 22 de dezembro, de Segunda a Sexta-feira das 10h às 22h; Sábados das 10h às 19h; Domingos e feriados das 14h às 19h. |