Aconteceu na última sexta-feira, 03, em Concórdia, a Assembleia Geral da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, onde estiveram presentes, os presidentes de Núcleos Regionais e Municipais, membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade. Iniciando os trabalhos coordenados pelo presidente da Associação, Losivanio Luiz de Lorenzi, onde o mesmo agradeceu a importância da participação de todos, e destacou que era sua primeira Assembleia como presidente da entidade.
Ações da ACCS em 2010 – O presidente destacou durante a assembleia as ações que a entidade realizou durante todo o ano. Entre elas o apoio e sensibilidade do governo do Estado de Santa Catarina e o respaldo político e de classe conquistado por esta entidade, “conseguimos um fato inédito, que foi a isenção do imposto cobrado na saída de suínos do Estado (pauta) e também na comercialização de carne suína dentro do Estado. Fato este, que deu reflexo positivo imediato e vigorou desde 01 de setembro de 2009 até 15 de abril de 2010, servindo como referência inclusive para Estados como Rio Grande do Sul e Paraná, foram 240 dias de isenção” destacou Lorenzi. Grandes ações e evoluções nas ações ambientais, sanitárias, de marketing da carne suína foram desenvolvidas, destacando o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Carne Suína, PNDS no Estado. A abertura do mercado abertura do mercado dos EUA para carne suína, a aprovação pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Projeto de Lei 7416/10, do Senado, que inclui a comercialização da carne suína na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) do governo federal. E ainda, a discussão do Projeto de Lei sobre os contratos de integração.
Projeções para 2011 – Dentre as projeções para 2011, o presidente destacou as seguintes: unificação das políticas dos três Estados do Sul, Código Ambiental Estadual e Federal, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Suasa), políticas diferenciadas com a Conab, recadastramento dos produtores, discussão, Projeto de Lei sobre contrato de integração, busca de recursos para marketing da carne suína e o projeto de “Gestão da Propriedade Rural com foco na qualidade total”.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, ABCS, Irineu Wessler, também participou do evento. Wessler, destacou alguns números da suinocultura brasileira e logo após apresentou as ações do PNDS e os resultados obtidos durante o ano de 2010 no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.