Todos os anos, já há mais de oito anos, a Associação Paulista de Avicultura (APA) faz a doação de kits compostos por um forno inox, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras de alumínio para o Padaria Artesanal, um projeto voltado para pessoas de baixa renda do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (Fussesp).
O Padaria Artesanal foi implantado em junho de 2001, com o objetivo de capacitar alunos para a produção de 10 tipos de pães (integral, de cenoura, de maçã, de batata, caseiro, recheado com frios, de forma, de fubá, de mandioca e rosca estrela). Em 2018, passaram a ser ministrados também cursos de pão de mel e bem casado, colomba pascal e panetone, cookies gourmet, tortas e quibe.
Erico Pozzer, presidente da APA, conta que a entidade tem contribuído com as ações sociais do governo, também tendo em vista a sustentabilidade da cadeia e da sociedade como um todo.
Agroindústrias avícolas paulista, como a Ad’oro e a Zanchetta Alimentos, através da APA, participam desta causa e, estiveram presentes no evento, representando todas as empresas do setor avícola paulista, acompanhando Erico Pozzer.
Importante destacar que a panificação, umas das artes culinárias mais antigas da humanidade, utiliza o ovo em larga escola. A gema, que corresponde a 33% do peso líquido do ovo, possui cerca de 50% de seu conteúdo de sólidos, dois quais mais da metade é gordura emulsificada, sendo utilizada na panificação pelo efeito da coloração, sabor, textura e fator nutricional. Na panificação, os ovos são utilizados em várias funções. Dão sabor, cor, contribuem para a formação estrutural da massa, incorporam ar quando batidos, providenciam líquido, gordura e proteína e emulsificam gordura e ingredientes líquidos.
Já na confeitaria, o ovo é o principal ingrediente, sendo utilizado em praticamente todas as preparações, como bolos, sobremesas e cremes, sorvetes e tortas.