Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ato distribuirá carne avícola de graça

<p>Evento será realizado dia 12 de Abril em Chapecó (SC).</p>

Redação AI (27/03/06)- A Federação dos Trabalhadores na Indústria de Carne de Santa Catarina vai assar e distribuir no dia 12 de abril, no centro da cidade de Chapecó (SC), duas toneladas de frango à população. A ave é um dos principais itens de exportação das agroindústrias catarinenses, que vive uma séria crise devido à queda das vendas externas provocada pelo surto de gripe aviária. “Queremos mostrar que o nosso produto é saudável e de qualidade”, afirma Osvaldo Mafra, secretário-geral da Federação.

A entidade decidiu realizar a churrascada de frango para chamar a atenção das autoridades. “Com o produto represado devido à queda das exportações, o excesso de oferta no mercado interno fez o preço cair muito”, explica Mafra. Segundo ele, se nada for feito, dentro de 60 a 80 dias as demissões devem começar. Toda a cadeia produtiva gera entre 50 mil a 60 mil empregos diretos e até 200 mil indiretos.

Os trabalhadores querem que os governos federal e estadual adotem medidas que possam minorar o efeito da crise. Entre as reivindicações estão a redução de tributos para que as empresas possam continuar operando sem recorrer às demissões, além de crédito sub-sidiado aos pequenos e médios empresários; campanha de esclarecimento sobre consumo de aves e riscos para a saúde e medidas fitossanitárias eficientes para o caso de epidemia.

Antes de servir o frango, na manhã do dia 12 deve ser realizado o Fórum Nacional sobre a Gripe Aviária. A estimativa é de que já houve uma redução entre 15% a 25% da produção de frangos em Santa Catarina.