A americana Bunge, uma das maiores companhias de agronegócio do mundo, informou que seu lucro líquido caiu no segundo trimestre em razão do aumento de custos, que não compensou o reajuste de preço dos seus produtos. O resultado no trimestre encerrado em 30 de junho somou US$ 206 milhões, 43% menos que o registrado em igual período de 2021. Por ação, a queda foi de US$ 2,37 para US$ 1,34.
No primeiro semestre, o lucro líquido ficou em US$ 894 milhões, com queda de 25,1% ante o mesmo intervalo do ano passado. Já a receita líquida da Bunge cresceu de US$ 15,39 bilhões, entre abril e junho de 2021, para US$ 17,93 bilhões no segundo trimestre deste ano. No primeiro semestre, foram US$ 33,91 bilhões, ante US$ 28,35 bilhões entre janeiro e junho de 2021.
O lucro antes de juros e impostos (Ebit, na sigla em inglês) ficou em US$ 322 milhões no segundo trimestre, frente aos US$ 459 milhões do mesmo período de 2021.
A divisão agribusiness da Bunge, a mais importante, registrou vendas líquidas de US$ 12,75 bilhões no trimestre, alta de 9,44% na comparação anual. No segmento de óleos refinados, houve um avanço de 39% nas vendas, para US$ 4,45 bilhões. A área de moagem teve vendas líquidas de US$ 677 milhões, com alta de 43,7%. E o segmento de açúcar e energia, no qual a Bunge tem uma joint-venture com a BP, registrou vendas líquidas de US$ 57 milhões, ante US$ 68 no primeiro trimestre de 2021.