O candidato do PSDB ao governo paulista, Geraldo Alckmin, disse ontem (19), em encontro promovido pela Associação Paulista de Avicultura, que vai trabalhar para incentivar a cultura do milho em São Paulo e ainda criar dispositivos para agilizar a devolução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do setor.
Os avicultores entregaram ao ex-governador uma pauta de reivindicações. A prioridade foi o incentivo do governo paulista para incremento da cultura de milho, que é a base da alimentação da cadeia de aves, bem como benefícios tributários para os produtores.
Alckmin disse que a situação é paradoxal porque São Paulo é o maior produtor de ovos do Brasil e da América Latina e não produz a quantidade de milho necessária. “Nós produzimos 3,5 milhões de toneladas para um consumo de 7 milhões [de toneladas] e essa importação de milho encarece o produto e tira competitividade. Nós vamos verificar como estimular a produção de milho. É uma questão relevante, já antiga e a gente vai procurar fortalecer a produção de milho no estado”, prometeu.
Outra questão levantada pelos avicultores é a devolução dos créditos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Alckmin disse que vai criar um dispositivo para que os produtores possam contar com os créditos, desde que gerem investimentos no Estado.