Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alimentos

Avanços na produção de alimentos marcam 150 anos do Mapa

Nos últimos 20 anos aumento alcançou 150%, conquista possível com esforços do produtor e da pesquisa.

“O Brasil é um dos grandes fornecedores de alimentos para o mundo. Avançamos 150% nos últimos 20 anos, nesse setor, e esse é o destaque nos 150 anos do Ministério da Agricultura. Tudo foi conquistado com o trabalho do produtor brasileiro, do homem do campo”, declarou o ministro Wagner Rossi, em solenidade do sesquicentenário da instituição, nesta quarta-feira (28), em Brasília. Hoje, também é celebrado o Dia do Agricultor. 

Rossi enfatizou que no País os alimentos são produzidos com qualidade e respeito ao meio ambiente, ao recuperar terras degradadas e incorporar no processo boas práticas agronômicas e veterinárias. “Temos extensão de terra para continuar a produzir sem tirarmos uma árvore dos nossos biomas. O Brasil detém a maior cobertura vegetal original do mundo”, ressaltou.

O ministro disse que o País destaca-se na produção e exportação de produtos tradicionais como café, açúcar e suco de laranja, mas também quer se tornar líder no mercado internacional em outros produtos. “Representamos 26% do Produto Interno Bruto e 42% das exportações. Depois de uma economia latifundiária, escravocrata e monocultora, construímos uma agricultura democrática, plural, científica, competente e realizadora de grandes superávits para o País”, informou.

Sustentabilidade – Rossi declarou que o Brasil é o 3º País do mundo em agricultura sem uso de componentes químicos, ao contar com 1,7 milhão de hectares dedicados a uma agricultura especial.