Redação AI 09/10/2003 – 05h00 – Em Umuarama, no Paraná, um empresário investe na criação de pavão como alternativa de renda. Os custos de produção da ave são baixos e ela consegue bons preços no mercado.
Uma plumagem famosa pela beleza. Foi nesta ave exótica que o empresário Rubens de Souza descobriu uma lucrativa fonte de renda. Na chácara onde mora ele tem 60 aves de 5 espécies diferentes.
“Começou por hobbie. Começamos com um casal do azul e com o passar do tempo fomos adquirindo outras espécies e como foi aumentando demais a quantidade de animais o nosso espaço não era tão grande assim, começamos a comercializar para algumas pessoas”, diz Rubens.
Um dos fatores que mais tem contribuído para que Rubens continue apostando nessa criação é o baixo custo para manter as aves. O único gasto que ele tem é com a alimentação feita à base de ração para frangos e verduras.
Apesar do pavão ter uma carne saborosa, o principal negócio é para a venda para admiradores. O exemplar mais caro pode chegar a custar até R$1.500,00. É o caso das espécies raras como o azul e o verde de java.
“É uma ótima opção de renda já que a despesa com o trato é pequena, é a mesma coisa que tratar um frango e o preço de venda é excelente”, completa Rubens.
A ave começa sua vida reprodutiva aos dois anos de idade.