[quotes_menu]

Geral

Aves silvestres no Vietnã

<p>Vietnamita encontra ovos na floresta e cria aves selvagens em granja doméstica.</p>

Pham Van Quang Nam Ha, soldado veterano do Vietnã, mudou-se há quatro anos para as terras que herdou do pai. Ele descobriu sete ovos que pertenciam à alguma ave selvagem e levou-os para sua incubadora doméstica. Após 20 dias, os ovos chocaram. Ele tentou manter a pequena criação com ração caseira, mas quatro deles morreram um mês depois. “Eu estava preocupado com os outros três, um galo e duas galinhas”, afirmou.

Temendo que os alimentos caseiros pudessem ter causado a morte dos animais, ele foi para floresta encontrar produtos naturais, tais como minhocas e gafanhotos. Os três frangos selvagens cresceram rapidamente entre os domésticos.

Um dia, as três aves escaparam e voltaram para floresta. “Aquele dia entendi que elas devem ter seguidos seus instintos e voltado para a floresta, mas ainda visitam a granja e sabem que é sua casa”, conta Nam Ha.

Em apenas dois meses após a partida das aves, as galinhas concebidas pelo galo da floresta puseram ovos. A maioria dos pintinhos eram pintados e fez com que o pequeno bando crescesse para centenas.

Além de alimentá-las com milho e arroz, as aves possuem DNA selvagem. “O sistema imunológico das aves as impulsiona a comer alimentos vivos”, explica.

Após quatro anos desde quando encontrou as aves, Ha ganhou mais de $200 milhões e vendeu cerca de 500 aves silvestres.

* Com informações do World Poultry