[quotes_menu]

Avestruz Master - frigorífico é incendiado

<p>Fogo destrói parte do abatedouro em Goiás.</p>

Redação AI (18/07/06)-  O frigorífico da empresa Avestruz Master, situado em Bela Vista de Goiás (a 45 quilômetros de Goiânia), foi parcialmente incendiado por volta das 2h30 da manhã do último sábado, 15. De acordo com o diretor-administrativo da empresa, Neilton Cruvinel, o prejuízo só não foi maior porque trabalhadores conseguiram conter o fogo, que atingiu o telhado e as instalações das câmaras frias onde ficam armazenados os produtos resfriados.

Ele garante que equipamentos de refrigeração não foram danificados. O prejuízo seria iminente se estivéssemos produzindo resfriados. O abate de avestruzes no frigorífico e o fornecimento de carne congelada foram retomados há duas semanas, após suspensão de 15 dias determinada pela Agência Ambiental.

Neilton diz que apresentou queixa na Delegacia Municipal de Bela Vista, mas reclama que ainda não foi realizada perícia no local. Ele afirma que não sabe precisar os custos do reparo nas dependências atingidas do frigorífico e aponta que o bloqueio de bens pela Justiça Federal impede que sejam feitos reparos imediatos.

Segundo o diretor-administrativo da Avestruz Master, a empresa tem sido alvo de ataques sucessivos. Já foram roubados dois tratores e tentaram arrombar a empresa várias vezes. Hoje, equipe da Delegacia Estadual de Meio Ambiente vai ao frigorífico para atender denúncia anônima ao Ministério Público de que aves estariam sendo enterradas nas proximidades da empresa.