Bálsamos e hidratantes são os primeiros produtos colocados no mercado pela Ostrich Cold Cream, que opera em Cuiabá sob direção da empresária Tânia Kramm da Costa, de 32 anos. Os próximos lançamentos, ainda para o primeiro semestre deste ano, são um creme anticelulite e outro para mãos com duas fragrâncias – lavanda e orquídeas – e um terceiro contra assaduras para bebês. A empresa, que tem capacidade para produzir 8,5 mil frascos este ano, está testando uma linha completa facial e uma masculina. Todos esses produtos têm algo em comum, a mesma matéria-prima. São feitos a partir de óleo de avestruz, substância retirada da gordura do animal, rica em ômega 3, 6 e 9, e vitaminas D e E. Possui ainda propriedades tonificantes, cicatrizantes, hidratantes e analgésicas.
Desenvolvidos após dois anos de estudos e pesquisas, os produtos estão sendo comercializados por revendedores e em farmácias de Cuiabá. Tânia adianta que em abril será feito um coquetel de lançamento e divulgação nacional. “Nossa meta é nos firmarmos no mercado mato-grossense e depois no nacional. Temos planos também de exportar”, revela Tânia.
A empresa trabalha na criação de mais produtos. Até o final do ano serão outros dez, incluindo um hidratante labial, que será lançado durante o 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º Congresso de Meliponicultura, de 19 a 22 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Além do avestruz, o mel de abelha também serve de matéria-prima para produtos da empresa.
Testes microbiológicos
O óleo é extraído da gordura do avestruz e fica localizada na região abdominal do animal. Depois de retirado passa por um processo de tripla filtragem para eliminar todos resíduos sólidos que ainda possam existir. Cada animal rende cerca de seis litros de óleo. “Todos nossos produtos passaram por testes microbiológicos”, ressalta a empresária, que faz questão de enfatizar que desde a criação dos avestruzes até o produto final tudo é feito no Mato Grosso.
Tânia ressalta que todos os produtos de sua empresa são 100% naturais. “O extrato do mel vem de nossas próprias colméias, que recebem um tratamento natural para que o produto final também não sofra nenhuma alteração”.
Casada, mãe de dois filhos, Tânia Kramm da Costa tem mestrado em Ciências da Comunicação – Marketing pela Universidade de Viena (Áustria), onde morou por 13 anos. No final de 2008, retornou a Cuiabá e assumiu a frente da área de Marketing da Companhia do Avestruz S/A, criada em 2006 e que hoje tem um plantel de 700 aves.