A combinação de fortes chuvas, vento e granizo resultou na destruição total de cinco aviários em Linha Ernesto Alves, em Imigrante, no Interior do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o secretário de Agricultura do município, Celso Miguel da Silva, outros aviários foram danificados parcialmente, além de estábulos e casas na área rural do município. “O granizo destruiu pastagens, lavouras de cana-de-açúcar e comprometeu outras atividades. Por onde passou, destruiu”, avaliou.
Entre os aviários que foram ao chão estava o da família de Adilson Stevens, que perdeu três galpões onde mantinha 30 mil galinhas de ovos férteis. A família atua no setor há um ano e meio e ainda não havia pago a primeira parcela do empréstimo feito para financiar a granja. “O corretor avaliou nossa perda em R$ 300 mil”, afirmou. Segundo Stevens, a família atua como integrada da Seara e ainda não definiu para onde serão transportados os animais que sobreviveram ao desabamento das unidades. “Elas ainda têm cinco meses de produção e não podem ser perdidas”, destacou.
O secretário esteve nas propriedades atingidas e estima que 40% dos animais de Stevens tenham morrido. O produtor preferiu não projetar o prejuízo. Ontem, o trabalho foi de avaliação e de recolher o que sobrou dos locais atingidos na região. “Vamos ter um prejuízo muito grande”, projetou Silva.