Os britânicos enfrentam uma escassez “severa” de perus neste Natal, enquanto os avicultores lutam para lidar com o impacto devastador do pior surto de gripe aviária do país.
Estima-se que mais de dois milhões de aves morreram ou foram abatidas em granjas de aves em todo o país nos últimos meses, com a população sazonal de perus particularmente atingida.
Avicultores disseram ao The Independent que as autoridades estavam “perdendo a batalha” para controlar a doença, pois pediram ao governo de Rishi Sunak que acelerasse uma vacina contra a gripe aviária para impedir maiores perdas no próximo ano.
Mark Gorton, diretor administrativo da Traditional Norfolk Poultry, disse que perdeu cerca de 100.000 perus desde setembro – cerca de 10% de seu estoque – prevendo que seria difícil encontrar um peru nas prateleiras dos supermercados neste Natal.
“Tem sido inacreditavelmente ruim”, disse ele. “Está fora da escala – pior do que qualquer coisa que já vimos antes. Haverá um grande impacto no mercado de Natal. Vai ser bem ruim. Se continuar do jeito que está, veremos uma escassez severa.”
Gorton disse que funcionários da Agência de Saúde Animal e Vegetal (APHA) não conseguiram sair rápido o suficiente para controlar a propagação da doença, que se tornou predominante nos meses de inverno apenas nos últimos anos.