Redação AI (16/03/06)- O Projeto de Avicultura Industrial, que tem por iniciativa o desenvolvimento local e econômico da região norte do Tocantins, realizará, nesta quinta-feira (16), às 16h, uma palestra com o tema ”O uso eficiente da energia elétrica e opções tarifárias e subsídios existentes”. O evento acontece na sede da Associação de Avicultura do Norte do Tocantins (Avinto), em Tocantinópolis.
A palestra é uma realização em parceria com a Câmara Técnica da Avicultura e Rede Celtins. O objetivo é mostrar como melhor aproveitar a eletricidade e apresentar alternativas de tarifas de consumo para que o produtor possa pagar um preço menor.
Para o gestor do projeto, Francisco Alexandre, esta ação é de grande relevância, pois a eletricidade representa um alto custo na produção avícola e reduzir este gasto resultaria num grande avanço para o desenvolvimento do setor.
Projeto
A região norte do Tocantins possui cerca de 90% das granjas do Estado e um dos melhores índices de produtividade do Brasil. Atualmente, existem em torno de 1,2 milhão de aves alojadas na região. São 35 empresários avícolas participantes desta iniciativa.
Entre as ações desenvolvidas dentro do Projeto de Avicultura Industrial estão cursos, consultoria e palestra nas áreas de gestão das granjas, na área ambiental, manejo avícola, legislação trabalhista, biodigestor, biofertilizante, uso racional de energia elétrica, sanidade e qualidade avícola.
São parceiros neste empreendimento o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Banco da Amazônia, Sebrae, Asa Norte Alimentos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Prefeitura Municipal de Tocantinópolis, Escola Agroténica Federal de Araguatins (Eafa), entre outras instituições.
Serviço:
Sebrae no Tocantins – (63) 3474-1144