Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura americana: novos rumos

Como será a indústria do frango em 2020?

Redação AI 29/09/2003 – 0h39 – De acordo com a análise divulgada pelo Broiler Economics Bulletin, devido à atual conjuntura da economia americana, alguns fatos acerca do futuro da produção avícola do país já podem ser dados como certos, como por exemplo a consolidação de um pequeno número de produtores e a mudança na localização das fazendas criadoras. A mudança de endereço do complexo avícola americano gera custos exorbitantes (dezenas de milhões de dólares), afinal, gasta-se tanto para fechar um estabelecimento quanto para inaugurar um outro.

O mapa a seguir mostra onde se localizavam as granjas inauguradas no início da década de 1990, ou seja, durante o período em que houve um maior incremento nas produções de aves, comparados com os locais onde foram registrados os maiores índices de fechamento de granjas no ano de 2002.

Como pode ser observado no mapa acima, há uma clara tendência de abertura de granjas na região Centro-Sul do país, enquanto a região da Costa Leste, embora possua a maior densidade populacional dos EUA, está assistindo ao fechamento de seus complexos.

Um dos principais motivos dessa mudança geográfica dos grandes produtores de aves deve-se ao fato de que o transporte de insumos do Norte para o Sul é bastante facilitado devido à grande eficiência do sistema fluvial naquela região, que engloba importantes rios como o Mississippi, o Ohio e o Tenessee. Já em direção ao Leste, esse transporte se torna bastante complicado e, principalmente, mais caro.

Além disso, na Costa Leste, as megalópolis estão engolindo as propriedades rurais, fazendo com que a população que vive do campo migre para outras partes do país.

Outros países aderem às mudanças

Esse fenômeno de deslocamento geográfico em busca de locais onde a oferta de insumos seja farta, não é uma característica marcante apenas nos EUA, outras nações ao redor do globo estão aderindo a essa tendência. Rússia, Brasil e China são somente alguns dos principais exemplos aonde o fenômeno ocorre.

Afinal, na aldeia global, a competitividade comercial faz com que os produtores busquem alternativas para baratear custos, garantindo assim um produto mais competitivo, com preços mais acessíveis.

Logo, as expectativas em curto prazo são de que essa mudança de localização das grandes granjas ocorra apenas dentro dos próprios países, no entanto, em longo prazo devem ultrapassar as fronteiras nacionais e alcançar outras localidades do planeta.