Redação SI 29/07/2005 – Já chega a 31 o número de camponeses mortos na província de Sichuan, sul da China, devido a uma bactéria Streptococcus suis. Segundo a agência oficial chinesa Xinhua, a bactéria é transmitida de porcos para o homem e já foram registrados ao todo no país, 152 casos da doença.
Entre as pessoas infectadas, 27 estão em estado crítico e correm risco de vida. Sete pacientes já estariam se recuperaram e receberam alta nos hospitais da região.
As autoridades de saúde locais reconhecem que, por enquanto, não há um medicamento específico para a doença, mas que o tratamento com antibióticos está funcionando em muitos casos. Está sendo preparado o envio de vacinas para a região, a fim de enfrentar uma possível epidemia.
Entre os sintomas estão vômitos, enjôos e cansaço, podendo a debilitar muito rapidamente o organismo do doente. Em um dos casos, o paciente morreu apenas 19 horas após ser internado.
Apesar do alarme na China gerado pelo caso, principal produtor e consumidor mundial de carne de porco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enviou hoje uma mensagem tranqüilizadora e elogiou os trabalhos preventivos do governo chinês para conter a doença.