A lâmpada elétrica pode contar uma história? E o bonde? O rádio? O liquidificador? E a geladeira? A chegada da energia elétrica revolucionou as formas de relacionamento humano. Fez surgiu parques industriais e espalhou pelo mundo aparelhos e serviços que mudaram para sempre as formas como estudamos, geramos emprego, arrumamos a casa ou nos divertimos.
A história dessas mudanças pode ser conferida em Bauru durante a exposição “100 Anos de História e Energia”. Após passar por Santos, Sorocaba e Campinas, a exposição ficará aberta aos visitantes da cidade entre os dias 22 de julho e 31 de agosto no espaço na Galeria Municipal Angelina W. Messenberg, no Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva.
No evento de abertura, em 22 de julho, será exibido, às 20h30, o documentário “100 Anos Luz”. O filme, dirigido por Sergio Roizenblit, mostra a transformação da sociedade rural para a sociedade urbana a partir da história de 10 ícones eletroeletrônicos.
A mostra, que tem entrada gratuita, é uma realização da Via das Artes com patrocínio da CPFL Energia e apoio cultural da CPFL Cultura e da Prefeitura de Bauru.
O objetivo é mostrar ao visitante, com recursos audiovisuais, fotográficos e documentos, o desenvolvimento e a formação do estado de São Paulo e as implicações da expansão da energia elétrica na cultura, na comunicação e nas formas de transporte da população nos últimos 100 anos.
A exposição é dividida em quatro módulos. O primeiro aborda a história dos pioneiros da energia elétrica do estado de São Paulo e mostra as mudanças ocorridas na região entre 1898 a 1927. Serão apresentados textos explicativos e fotos originais que mostram as transformações das cidades por onde a energia passou e se fixou.
O segundo módulo apresenta as transformações possibilitadas pela entrada do capital externo na produção e distribuição de energia elétrica em grande escala entre 1927 e 1954.
O terceiro módulo, de 1954 a 1997, mostra a estatização da energia elétrica, as grandes hidrelétricas e o funcionamento mecânico da energia. Serão expostos três monitores, cada um deles com um vídeo com reproduções de imagens originais por ordem cronológica, indicações do nome da hidrelétrica, local e data da construção.
O visitante poderá conhecer também as formas de produção de energia por meio de uma traquitana com um dínamo e roda d’água instalados dentro de um aquário para acionar um conjunto de três lâmpadas leds.
O módulo quatro mostrará as transformações do setor elétrico de 1997 até os dias atuais. Contará com um vídeo lúdico com trilha sonora e informações sobre as novas fontes energéticas renováveis – eólica, solar, biomassa e hidrelétricas. A proposta é mostrar ao espectador a importância da utilização destas energias para a preservação do planeta.
“A energia elétrica é um bem essencial e indissociável do desenvolvimento econômico das sociedades contemporâneas. A chegada e a expansão da energia elétrica pelo interior paulista promoveram verdadeiras revoluções na vida da população. Ao mesmo tempo em que colaborou para essa expansão, a CPFL Energia tem primado por incentivar a cultura como um elemento central na organização da sociedade contemporânea. Essa exposição tem o mérito de contar um pedaço dessa história e seu impacto na nossa vida cultural”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL. O agendamento das visitas pode ser feito pelo e-mail [email protected].
Serviço:
Exposição “100 Anos de História e Energia – Bauru”
De 22 de julho a 31 de agosto de 2015
Horários de visita:
Terça a sexta-feira, das 8h30 às 20h30
Sábado e domingo, das 14h às 21h
Local: Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva
Galeria Municipal Angelina W. Messenberg
Av. Nações Unidas, 8-9