Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entrevista

Bem-estar animal auxilia na redução do uso de antimicrobianos nas granjas

Adotar conceitos como One Health, melhorar os níveis de bem-estar e mudar algumas culturas vigentes serão determinantes para reduzir os antibióticos nas produções

Bem-estar animal auxilia na redução do uso de antimicrobianos nas granjas

Os antimicrobianos estão no centro das discussões de temas estratégicos para o setor produtivo de proteína animal.

O risco de desenvolvimento de bactérias multirresistentes, as poucas moléculas disponíveis e o espaço cada vez maior do conceito One Health e de questões ligadas ao bem-estar animal tornaram este um assunto de emergência mundial, discutido pelos principais organismos internacionais, tanto em saúde animal quanto em saúde humana.

As discussões demonstram a cada vez mais visível inter-relação entre o estresse gerado nos animais e as respostas fisiológicas acarretadas sobre o sistema imunológico, gerando maior susceptibilidade às doenças.

O One Health se apresenta reforçando a correlação natural entre saúde humana, saúde animal e meio ambiente; e como o desequilíbrio em um impacta diretamente os outros dois.

“Produção animal ou saúde humana, por exemplo, sempre estiveram inter-relacionadas, mas não se via desta forma. Então, as pessoas foram educadas ou graduadas com uma visão diferente, e que agora precisará se transformar muito rapidamente. É importante abordar o One Health não só para que se aceite esse novo paradigma, mas também se compreenda esta dinâmica existente entre saúde humana, saúde animal e meio ambiente”, comenta a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria José Hötzel.

Ligada ao Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da UFSC desde 2006, Maria José desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Etologia Aplicada e Bem-estar animal junto ao Laboratório de Etologia Aplicada (LETA) e o programa de Pós-graduação em Agroecossistemas.

Durante o IPVS 2022, organizado no Rio de Janeiro (RJ), de 21 a 24 de junho, ela foi uma das palestrantes da sessão “O uso de antimicrobianos e sua resistência nos suínos”, dentro do Pré-Congresso, que abriu os trabalhos do evento. Durante o intervalo, conversou com a redação de Suinocultura Industrial.

Nesta entrevista, a especialista fala sobre os paradigmas ainda existente em torno da produção animal no país, principalmente em questões ligadas ao uso preventivo dos antibióticos, e as necessidades de mudanças. Comenta ainda sobre bem-estar animal, biosseguridade, consumidores e outros assuntos. Confira.