Lançado na última segunda-feira (12), em Brasília, o novo veículo de comunicação do setor suinícola será voltado para os produtores e demais interessados na área de suinocultura. O blog tem como objetivo trazer um panorama especial sobre as articulações das demandas que cercam a produção brasileira de suínos. Realizado em parceira com o RuralBR – um dos mais conceituados sites do agronegócio brasileiro – e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), este canal de comunicação abordará questões como a produção integrada e o aumento do consumo de carne suína no mercado interno, além do acréscimo das exportações, que colocam a suinocultura no topo das discussões.
Escrito pelo presidente da ABCS, Marcelo Lopes, o blog apresentou em seu primeiro post um panorama geral da suinocultura brasileira em 2011 e abordou as perspectivas para a atividade neste ano. “Iniciamos 2012 com a magnífica notícia de que o consumo de carne suína no Brasil atingiu os 15,1 Kg per capita ano. O número mostra que, em mais um ano consecutivo, a suinocultura brasileira teve no mercado interno sua principal base de sustentação, ultrapassando inclusive a meta estabelecida pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), prevista para 2012 junto ao Sebrae nacional”, destacou o presidente.
Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, Marcelo Dias Lopes chegou ainda criança em Brasília, onde descobriu a suinocultura por intermédio de seu pai. É empresário rural do ramo de grãos e suinocultor há mais de 15 anos. Reconhecido pelo seu desempenho no setor, presidiu a Associação de Suinocultores do Distrito Federal por dois mandatos. Em 2011, teve início um dos seus maiores desafios, quando aceitou comandar a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), em um mandato que se estende até 2013. No comando da ABCS, Marcelo Lopes tem entre suas metas articular soluções para as demandas dos produtores de suínos do país.
Com atualização diária, o blog espera ser um contato direto com o produtor, abordando a realidade da atividade, reforçando suas qualidades e alertando aos setores públicos e privados as dificuldades enfrentadas pelo suinocultor no seu dia a dia.
Para conferir o blog da Suinocultura Brasileira, acesse: