A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial teve um financiamento aprovado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a implantação de uma unidade de produção de leitões em Piraí do Sul, no Paraná. O montante, da ordem de R$ 125 milhões, foi aprovado pela diretoria do banco, e deve ser empregado também em uma fábrica de leite em pó anexa a uma unidade de beneficiamento de leite já existente em Castro (PR).
A unidade de leitões, que deve ser estar pronta em janeiro de 2019, terá capacidade de alojamento de 6.500 matrizes e seguirá orientações de bem-estar animal. Os dejetos gerados serão tratados e utilizados como biofertilizante para a produção agrícola.
Já a nova fábrica voltada ao leite deve ser inaugurada em agosto de 2019, com capacidade de produção de três toneladas por hora. O investimento possibilitará ainda a ampliação em 5% da produção de creme de leite.
Os recursos do BNDES serão repassados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Banco ABC no âmbito do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária.
O apoio do BNDES favorecerá o aumento ganho de eficiência e a ampliação da capacidade produtiva da Castrolanda. Além disso, contribuirá para a geração e distribuição de renda no campo para os associados, colaboradores e parceiros da cooperativa.