Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Brasil e FAO comemoram parceria

<p>Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apoia projetos de combate a fome no Brasil há 30 anos.</p>

Trinta anos. Este é o tempo que a representação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) atua no Brasil e será comemorado nesta quinta-feira (19/11). Em 1979, o então ministro da Agricultura, Ângelo Amaury Stábile, e o diretor da FAO, Edouard Saouma, assinaram acordo, em Roma (Itália), estabelecendo as normas de funcionamento do escritório no País.

A FAO tem como missão combater a fome e a pobreza, promover o desenvolvimento agrícola e a segurança alimentar e lutar pelo acesso de todas as pessoas, em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida ativa e saudável.

Entre as várias linhas de atuação da FAO estão a Assistência Técnica aos Países em Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul e assessoramento aos governos. Além disso, no Brasil, apoia programas nacionais como o Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Fome Zero, Organização Produtiva de Comunidades (Produzir), Florestas, Gestão Ambiental Rural, Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, Alimentação Escolar, Áreas Degradadas na Amazônia (Pradam). Também desenvolve iniciativas regionais e subregionais nas áreas de sanidade animal, proteção vegetal, biocombustíveis e segurança alimentar.

O trabalho da FAO destaca-se pela parceria com a sociedade civil e instituições como universidades, agências do sistema da Organização das Nações Unidas, Banco Mundial, Missão Europeia, Fundo Global para o Desenvolvimento (GEF) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

História – Criada em 16 de outubro de 1945, com sede em Roma, a FAO mantém escritórios regionais nos continentes e 78 escritórios nacionais. Atua como um fórum neutro, permitindo que países, desenvolvidos e em desenvolvimento, se reunam em igualdade para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas. São membros da FAO, a Comunidade Europeia e mais 191 países.