Da Redação 26/09/2003 – Hoje, no Brasil, deslocar cargas nas rodovias significa gastar 20 vezes mais que nas hidrovias. Ou quatro vezes mais que nas ferrovias. Avião? Só em casos especiais. De acordo com Rogério Furtado, da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), o custo do transporte aeroviário anda pelas nuvens. “É 70 vezes acima do hidroviário”, compara.
O Brasil, segundo Furtado, conta com uma quantidade incomparável de rios navegáveis e quilômetros de costa marítima. Possui uma área equivalente à Europa coberta pela malha ferroviária.”A partir dos anos 30 e com a segunda Guerra Mundial, as empresas ferroviárias brasileiras perderam rentabilidade e não fizeram a manutenção adequada de suas ferrovias e isso ajudou na abertura de estradas, não pavimentadas, sendo uma alternativa menos onerosa”.
Até hoje, o País parece ter abandonado suas ferrovias e hidrovias. “O Brasil ainda não tem um sistema de transporte intermodal eficiente. São pouquíssimos os projetos voltados ao transporte de cabotagem e de navegação fluvial para grandes cargas”.