Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria

BRF anuncia saída de Lorival Luz e ex-CEO da Marfrig assumirá como presidente

Gularte ocupou o cargo de CEO da Marfrig Global Foods por mais de 4 anos, tendo apresentado renúncia em 29 de agosto

BRF anuncia saída de Lorival Luz e ex-CEO da Marfrig assumirá como presidente

A BRF (BRFS3) e a Marfrig (MRFG3) anunciaram nesta manhã mudanças em seus principais cargos executivos. As companhias informaram nesta terça-feira (30) que Miguel de Souza Gularte deixará o cargo de CEO da Marfrig (MRFG3) para assumir a posição de diretor presidente global da companhia.

A mudança no comando da empresa ocorre na esteira do pedido de renúncia apresentado, em 29 de agosto de 2022, por Lorival Nogueira Luz Jr. do cargo de Diretor Presidente Global da BRF. Luz foi o mais longevo presidente da BRF desde a aquisição da Sadia pela Perdigão.

Atualmente, a Marfrig detém 33,27% da BRF, sendo o principal acionista da empresa. As ações de ambas as companhias têm ganhos: às 10h32 (horário de Brasília) desta terça-feira (30), os ativos BRFS3 subiam 4,46%, a R$ 17,10, enquanto MRFG3 subia 3,92%, a R$ 14,57.

Gularte ocupou o cargo de Diretor Presidente da Marfrig Global Foods por mais de 4 anos, tendo apresentado renúncia também em 29 de agosto de 2022.

Miguel de Souza Gularte e o Lorival Nogueira Luz Jr. iniciarão um período de transição que será concluído até 30 de setembro.

Para o lugar de Goularte, o Conselho de Administração da Marfrig aprovou a eleição de Rui Mendonça Junior para o cargo de CEO da empresa.

Mendonça Junior é engenheiro de formação, com MBA em Gestão de Agronegócios, atua no setor há mais de 40 anos em diferentes áreas como operacional, produção e financeira possui também experiencia internacional em operações na Austrália e Estados Unidos. Está na Marfrig desde 2007 onde atualmente ocupa o cargo de Diretor de Industrializados América do Sul.

Por fim, a BRF informou que essa indicação não sinaliza intenção, neste momento, de fusão entre a companhia e a Marfrig Global Foods.

Na avaliação da XP, a nomeação de Miguel Gularte como CEO da BRF foi inesperada. “Porém, embora sua experiência venha do setor de carne bovina, a nosso ver é mais fácil passar de um ambiente mais volátil para um calmo do que o contrário”, avaliam os analistas.

Para eles, Miguel deve ser capaz de tornar a BRF mais ágil, eliminando a inércia incômoda que era responsável por oportunidades perdidas no passado da BRF. “Ele também poderia aumentar a participação das exportações em sua receita, algo que vemos como positivo. Aguardamos uma estratégia mais detalhada da BRF para os próximos anos. A posição de CEO na Marfrig (MRFG3) é um desafio menor agora, mas conforme anunciado pela companhia, Rui Mendonça está assumindo como CEO da Marfrig e esperamos uma transição tranquila”, destacam os analistas. Eles mantêm recomendação neutra para BRF e de compra para Marfrig.