O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai iniciar uma investigação contra a BRF e a JBS para apurar uma suposta formação de cartel em carne suína e de aves, segundo blog do colunista Lauro Jardim.
A investigação foi motivada após os presidentes das duas empresas — Gilberto Tomazoni, da JBS, e Lorival Luz, da BRF — terem dito ontem, em evento público, promovido pelo Credit Suisse, que repassariam a alta do milho aos preços das carnes de frango e suína, como informou o Valor.
De acordo com o blog, a autorização para iniciar a investigação já foi assinada pelo superintendente-geral do Cade, Alexandre Cordeiro.
Conforme o Valor também já informou, a possibilidade de que pode haver algum repasse do aumento dos custos para as carnes já era considerada no mercado.
O que as empresas dizem
A BRF disse que “age de acordo com as regras concorrenciais”.
“A BRF atua de forma ética e íntegra em todos os seus negócios, tendo segurança em afirmar que age de acordo com as regras concorrenciais. A Companhia não foi notificada sobre qualquer investigação, mas informa que permanece à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos que se façam necessários”, afirmou a companhia, em nota.
A JBS informou, em nota, que “rechaça qualquer alegação de prática de cartel”.
“A JBS informa que não foi notificada da abertura de nenhum processo investigativo no Cade até o momento e rechaça qualquer alegação de prática de cartel pela companhia”, afirmou a empresa, em nota.
Quer acompanhar o que acontece na avicultura e na suinocultura?
Siga-nos no Facebook:
https://www,facebook.com/aviculturaindustrial
https://www.facebook.com/suinoculturaindustrial
Acompanhe nosso Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/gessulliagribusiness
Precisa de algum serviço ou produto?
Pesquise no Guia Gessulli:
https://www.guiagessulli.com.br/