A Brasil Foods, formada por Perdigão e Sadia, não confirma o fim da produção de perus na região dos Campos Gerais nem a paralisação dos abates desse animal na unidade de Carambeí. Segundo os produtores, no entanto, a empresa planeja transferir a criação para as suas unidades de Uberlândia, em Minas Gerais, Mineiros, em Goiás, e novas plantas em Mato Grosso.
A Gazeta do Povo tentou contato com a empresa por uma semana, mas não obteve retorno. Os agricultores dizem sentir falta de informações a respeito do processo de mudança. Um grupo de criadores e representantes setoriais enviou um ofício pedindo à empresa um encontro para discutir a questão, mas ainda não obteve resposta.
Conforme o secretário de Agricultura e Pecuária de Piraí do Sul, Fernando Tonon, é preciso discutir sobre o futuro das granjas e também sobre os valores de tabela pagos aos criadores da região. “Os produtores fizeram um investimento grande para modificar a matriz produtiva de frango para peru e vão ter que arcar com novos custos. Precisamos saber se a Perdigão vai financiar isso tudo”, diz.