A cooperativa C. Vale é a maior vencedora do prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas de Aves e Suínos acumulando 15 prêmios desde o início da premiação em 2016. As categorias em que se destaca são Responsabilidade ambiental com quatro troféus, recebidos nos anos de 2016, 2018, 2019 e 2021; e Sustentabilidade vencendo nos anos de 2018,2019 e 2021.
A C.Vale é uma cooperativa agroindustrial com atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. Possui 181 unidades de negócios, mais de 25.000 associados e mais de 12.000 funcionários. Destaca-se na produção de soja, óleo de soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango, peixe e suínos, e atua na prestação de serviços, com mais de 260 profissionais que dão assistência agronômica e veterinária aos associados. Para manter os cooperados atualizados tecnologicamente, a C.Vale desenvolve cursos, palestras, treinamentos e dias de campo.
No âmbito ambiental a cooperativa e seus associados desenvolvem ações de recolhimento de embalagens de agrotóxicos, recuperação de matas ciliares e de plantio de árvores para geração de energia limpa e renovável. Além disso, a cooperativa mantém um programa que conscientiza estudantes sobre o uso correto do meio ambiente. As indústrias e outras unidades de produção da C.Vale são dotadas de grandes e complexas estruturas para tratamento de dejetos, acompanhadas rigorosamente por técnicos da cooperativa e dos órgãos ambientais. Ao mesmo tempo, a C.Vale mantém programa para redução do consumo e para uso racional da água em suas atividades industriais. Para a C.Vale, meio ambiente não é moda, é compromisso permanente.
No ano de 2018 a cooperativa venceu cinco das onze categorias do prêmio, garantindo troféus nas categorias: Social, Ambiental, Sustentabilidade, Gestão Operacional e Mulher Cooperada. Para o presidente da cooperativa, Alfredo Lang, vencer não apenas um mas em várias categorias é o reconhecimento aos trabalhos da C Vale e das pessoas que a compõem no dia a dia. Segundo ele, o ano de 2018 não foi fácil, pois o setor de carnes brasileiro – especialmente o frango – enfrentou diversas barreiras.
Sua política de sustentabilidade visa produzir alimentos através da melhoria contínua, visando reduzir e/ou otimizar o uso de recursos naturais, promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental, preservando a integridade das comunidades para as futuras gerações, cumprindo os requisitos legais e melhorando o desempenho socioambiental.
Também em 2018, o prêmio incorporou novas categorias e a C-Vale foi a primeira a ganhar nas categorias Gestor Operacional com o gerente Reni Eduardo Girardi e na categoria mulher cooperada com a cooperada Ladi Araldi.
Nesta última edição do prêmio a Cooperativa ficou em primeiro lugar nas categorias Melhor Cooperado Avicultura, com Euzébio Ferreira, de Assis Chateaubriand (PR) e Assistência Técnica Avicultura, com o médico veterinário Cassiano. O vice-presidente da C.Vale, Ademar Luiz Pedron, participou da solenidade. Para ele, a premiação é resultado de um trabalho em equipe. “É sempre muito gratificante participar de eventos que coroam o talento e o comprometimento de nossos associados e funcionários.”
O Oscar do cooperativismo
O Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos, conta com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e é conhecido como o “Oscar” do cooperativismo do país. Conquistar uma das 14 categorias é um reconhecimento especial ao trabalho de uma vida, a uma ideia inovadora, aos cuidados dedicados à área social ou ambiental, aos investimentos e melhorias de renda e vida a milhares de famílias rurais e comunidades.
A premiação é uma iniciativa das revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agromídia. O objetivo é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas cooperativas brasileiras, assim como de toda sua cadeia produtiva, o que envolve produtores, técnicos e gestores. São elas responsáveis por gerar riquezas no campo e nas regiões onde atua, carregando consigo uma visão mais humanística, onde o ser humano e suas relações estão acima da opção do lucro pelo lucro.Em cada categoria, são destacados aspectos técnicos, administrativos/gerenciais, de performance e de história na cooperativa e no setor produtivo.
Em 2023 o prêmio chega a sua sétima edição e já tem data definida, será no dia 25 de abril durante a abertura oficial da AveSui América Latina. Novamente nesta edição, as empresas De Heus e Boehringer Ingelheim apoiam essa inciativa desde o levantamento dos dados até a cerimônia de premiação, processo que se estende por um ano.