Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Calma e fartura

Ovo de codorna com casca mole: esse é o problema que seu Hamilton Rocha, de Carmo do Paranaíba (MG) vem enfrentando na criação. Ele quer saber por que isso ocorre e o que precisa fazer para que suas codornas botem ovos normais.

Redação AI 27/09/2004 – Ovo de codorna com casca mole: esse é o problema que seu Hamilton Rocha, de Carmo do Paranaíba (MG) vem enfrentando na criação. Ele quer saber por que isso ocorre e o que precisa fazer para que suas codornas botem ovos normais.

O mesmo problema foi encontrado numa granja em São Paulo. Na zona leste da cidade, no bairro de Itaquera, há uma granja que produz mais de 20 mil ovos por dia. A criação é conduzida com uma boa técnica, mas, mesmo assim, aparecem ovos sem casca.

Décio Suzuki, responsável pela granja, explica por que acontece isso. “A formação desse ovos sem casca pode ser devido a dois fatores: o psicológico e o nutricional. Podem ser fatores psicológicos porque as codornas são animais bem sensíveis. Qualquer barulho ou ruído estranho pode dar um susto nas codornas e elas podem botar o ovo antes do tempo”, diz Suzuki.

A formação do ovo demora cerca de 20 horas até que a codorna bote. O ovo mole não leva todo esse tempo. “Essa fase é geralmente a da 17 hora, ou seja, três horas antes da formação do ovo”, afirma Suzuki.

Na fase final, ocorre a calcificação, quando a casca endurece. “Existem os fatores nutricionais. A ração de boa qualidade deve ter em torno de 0,7% de cálcio. Também deve ser dada uma quantidade suficiente, para que elas possam se alimentar bem”, explica Suzuki

Se o ambiente calmo e a ração adequada não resolverem, a causa do problema pode ser uma infecção. Neste caso, o criador deve chamar um veterinário.