No dia 17 de setembro a Câmara Setorial de Carne Suína se reuniu na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para debater temas como o reconhecimento internacional de áreas livres de Peste Suína Clássica (PSC) pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) e o programa paulista de Biogás, além da entrega de um documento com sugestões de revisão da norma técnica do Selo Suíno Paulista. O evento é organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), responsável pela coordenação das Câmaras Setoriais do Estado de São Paulo.
A TV Gessulli esteve presente e entrevistou os principais participantes desta reunião. Confira, ao final de cada parágrafo as entrevistas realizadas.
O primeiro tema do encontro foi relativo às zonas estaduais livres de PSC, apresentado pelo coordenador de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Heinz Otto Hellwig. Os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina pleiteiam junto à OIE o reconhecimento como área livre, da mesma forma faz o Estado de São Paulo, conforme explica o Dr. Heinz em entrevista.
A segunda apresentação foi sobre o Programa Paulista de Biogás, com Milton Flávio Lautenschlager, subsecretário de Energias Renováveis do Estado. Ele explica como é esse programa e de que maneira a suinocultura pode participar do desenvolvimento deste projeto. Confira aqui a entrevista concedida por ele.
No final do evento, a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS) entregou à Codeagro um documento produzido com sugestões propostas pelos produtores de modificações à norma técnica do Selo Suíno Paulista. Sobre algumas dessas alterações, o gerente de Produção da Fazenda Brasil, Alessandro José de Moraes, que participou da elaboração da proposta falou a nossa equipe no link.
A Tv Gessulli também entrevistou o diretor-executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues, que esteve presente no encontro e deixou registrada a intenção do Estado mato-grossense em também estar inserido nessa área reconhecida internacionalmente como livre da PSC. Confira no player abaixo.