Sua vida não decolou? Talvez isso não aconteceu por mero detalhe. O caminho rumo ao sucesso não fácil, para chegar ao topo dessa longa trajetória é necessário se esforçar muito. Mas, nem sempre essa dedicação vale a pena, nem tudo dá certo. A diferença entre sucesso e fracasso está em detalhes e há erros comuns cometidos por quem ainda não decolou na vida, na carreira. Então, veja algumas dicas sobre o que você pode fazer de diferente para mudar a sua sorte:
Você acha que está velho demais? “Estar velho demais” para encarar novos desafios é uma das desculpas usadas mais esfarrapadas. Leonardo da Vinci fez uma de suas obras-primas, Monalisa, aos 51 anos. Se você pensa que seu tempo acabou, pare por um momento e pense: será que, na verdade, não estaria com preguiça? Nunca é tarde para sair da zona de conforto e seguir seus sonhos.
Você diz que não tem dinheiro? Afirmação é verdadeira, impossível abrir uma empresa sem recursos financeiros, mas será que você já pensou num negócio inovador, tentou ganhar dinheiro com trabalhos extras, com ajuda de algum contato mais capitalizado? Se resposta for não, então dinheiro não é seu principal problema, mas sim mais uma desculpa.
Você arrisca? Todos tem medo de falhar. No entanto, parafraseando Mark Zuckerberg, “o maior risco é nunca arriscar”. Você não precisa gastar tudo o que tem num negócio, mas vale tentar algo novo sempre. Porém, cuidado com a ausência total de medo, pois isso faz com que muitos empreendedores cometam erros grosseiros. Tenha equilíbrio.
Você não sai do campo das ideais? Esse é o comportamento comum do empreendedor que tem uma ideia, que pode até ser boa, mas não faz nada para tirá-la do papel. Evita falar sobre ela, pois pensa que alguém pode roubá-la. Tal postura não é ideal por dois fatores: sua inércia impede que conquiste sucesso e a ideia, por melhor que seja, não importa muito se não tiver uma boa execução.
Você tem foco? Perder o foco pode complicar os empreendedores. Muitos ficam empolgados com um novo projeto, mas perdem o interesse pouco depois, se interessando por outra coisa. A falta de foco vai de encontro ao longo caminho que é ser bem-sucedido. Nunca irá terminar nada na vida, se não houver prioridade.