A terceira edição da Semana Nacional da Carne Suína, campanha para promover o consumo de carne suína, registrou um aumento de 21% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado, acima da expectativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), segundo informou a entidade.
Durante a campanha, que durou de 29 de setembro a 14 de outubro, em cerca de 500 supermercados do GPA Extra e Pão de Açúcar, foram utilizados cartazes, testeiras, folhetos, chamadas nas rádios internas, além do oferecimento de promoções, entre outras ações para incentivar o consumo da carne suína.
Segundo a ABCS, a expectativa inicial era de que o aumento das vendas durante a campanha neste ano fosse de 15%. Como o resultado superou as expectativas, a campanha continuará até dezembro, com estimativa de crescimento de 30% nas vendas ante o ano passado.
“As vendas tiveram um aumento acima do esperado, inclusive em regiões que não têm tanta tradição de carne suína, como o Rio de Janeiro, que aumentou em 24,8% as vendas deste ano”, informou o gerente comercial de Aves e Suínos do GPA, David Buarque, em nota enviada pela ABCS.
A Semana Nacional da Carne Suína é promovida desde 2013, quando registrou um aumento de 77% nas vendas do produto.
A indústria do segmento de carne suína tem apostado no aumento do consumo interno do produto neste ano, já que tem ganho competitividade ante a carne bovina, que está ainda mais cara. Ao mesmo tempo, inflação alta e redução do poder de compra da população tendem a favorecer o consumo de proteínas mais baratas, como as carnes de frango e suína.
Analistas do Rabobank disseram em relatório na semana passada que o consumo doméstico e as exportações de carne suína brasileira deverão continuar fortes ao longo do quarto trimestre do ano, apesar do aumento de preço do produto motivado pela alta da demanda e dos custos de grãos cotados em dólar.
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