Redação (17/11/06) – Técnicos do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vão se reunir segunda-feira (20/11), a partir das 14 horas, na Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, com a representante da Agência de Inspeção de Alimentos do Canadá, Lyne Brosseau. A canadense, que ficará no Brasil até 02/12, fará auditorias no Dipoa e em sete abatedouros de aves habilitados a exportar para aquele país, localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
As inspeções – que devem começar dia 21 numa unidade da Frangosul em Montenegro (RS) – vão até 30/11. No dia 1, Brosseau e outro técnico canadense farão um balanço das visitas aos técnicos do Dipoa, em Brasília.
De janeiro a setembro último, o Canadá importou 16,8 mil toneladas de carne de frango que geraram cerca de US$ 25 milhões. Relativamente ao mesmo período do ano passado, as vendas brasileiras para aquele país cresceram 5,7% em valor.