Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne suína domina lançamentos de produtos na Mercosuper 2007

<p>A expectativa de recuperação dos volumes de carne suína exportada pelo Brasil e a ampliação do mercado interno dessa carne, ainda considerado fraco, estimularam o desenvolvimento de novos produtos apresentados esta semana na feira do setor supermercadista do Paraná a Mercosuper.</p>

Redação SI (13/03/07) –  As vendas fechadas por empresas do mercado de carnes devem dar uma boa contribuição para o volume total de negócios esperado para os três dias de evento, de R$ 500 milhões.

“Estamos investindo R$ 45 milhões para aumentar a capacidade de produção de 4 mil toneladas/mês para 12 mil toneladas/mês”, conta Elias Zydek, diretor da Frimesa, de Medianeira (Região Oeste). A empresa trouxe ao ExpoTrade de Pinhais o hambúrguer de carne suína sabor calabresa, a lingüiça de pernil suíno de 1kg e 5kg e o bacon em pedaço e manta. Outra novidade é a linha de cortes de carne suína in natura em bandejas de 500g, com bifes e, em breve, medalhões.

Outros lançamentos do ramo de suínos incluem carnes temperadas e salsichas da cooperativa de Cafelândia (Copacol) e versões industrializadas de produtos prontos para consumo, como o Quick Pizza da Perdigão, que tem os sabores calabresa e mussarela.

A estratégia da indústria para elevar o consumo de carne suína, que hoje é de 12 kg/habitante/ano no país, com novos cortes e produtos, também foi adotada para carnes exóticas, cujo consumo ainda é praticamente nulo. É o caso dos ovinos e caprinos da Cescage Alimentos, de Ponta Grossa (Campos Gerais), que fechou contrato ontem com a rede Super Muffato. O strogonoff e o empanado de cabrito e o hambúrguer e kafta (semelhante ao kibe) de cordeiro, segundo a empresa, são inéditos no país. “Trouxemos as raças de fora do país, e resultaram numa carne sem o gosto acentuado do cordeiro e num cabrito de carne macia e suave”, garante a diretora da empresa, Júlia Cunha.

Alguns lançamentos, no entanto, ficam só na alteração da embalagem, como o achocolatado da Frimesa, Friminho, que ganhou novo personagem. A empresa também criou nova gramatura de doce de leite, com 180 gramas. A cooperativa da região de Campo Mourão, Coamo, lança o óleo de soja em garrafa pet com novo design. “A garrafa ficou mais firme e deve elevar o consumo em 120%”, espera o gerente Domingos Marzulli.

Serviço:
A Mercosuper termina hoje no ExpoTrade em Pinhais. O horário de visitação é das 15h às 22h e o cadastro pode ser feito pelo site
www.apras.org.br/mercosuper2007