Redação (09/11/2007)- Acontece até domingo, dia 11 de novembro, a feira Suíno, Sabor e Saúde no Mercado Municipal em Curitiba. O evento, que é promovido pela Associação dos Suinocultores do Centro-Sul do Paraná (Suinosul), a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e a Prefeitura de Curitiba têm como objetivo incentivar o consumo da carne suína no Brasil através de receitas, degustação e a apresentação de uma mini-fazenda.
De acordo com Carlos Francisco Geesdorf, presidente da Suinosul, a idéia da feira é demonstrar também que antigos paradigmas sobre a carne suína não são verdadeiros.
Hoje, de acordo com dados da Embrapa, somente no Paraná existem 136 mil propriedades especializadas na criação e no abate de suínos, o que gera em torno de 217 mil empregos diretos e 298 mil indiretos. Em contrapartida, o consumo da carne no Brasil está em terceiro lugar, com apenas 15% do consumo total.
O Paraná é o terceiro maior produtor de carne suína no Brasil e a maioria das atividades estão concentradas no interior. Assim, devido à grande produção brasileira e o alto valor nutritivo, pratos preparados com carne suína estão sendo inseridos na merenda escolar. Segundo Carlos Geesdorf, a Suinosul já treinou 1,3 mil merendeiras de escolas públicas para o preparo dos alimentos. “Ao contrário do que muitos pensam, além de ser muito saborosa, a carne possui baixo nível de colesterol”, ressalta Carlos.
Devido à grande procura internacional , grande parte da carne produzida aqui é exportada. No Brasil todo são consumidos apenas 12kg/ano por pessoa, enquanto em países desenvolvidos os números são bem maiores. Na Europa o consumo é de 45kg/ano e na Dinamarca 70kg/ano. “Precisamos educar a população para que este consumo seja maior no Brasil, e uma das maneiras foi a colocação da carne suína no cardápio escolar”, diz Carlos.
A mostra está no Mercado Municipal até domingo e recebe os freqüentadores do Mercado interessados em manter a boa saúde. Além disso, grandes nomes de Curitiba já prestigiaram a feira, dentre eles, o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.