O ministro da Agricultura, Neri Geller, atendendo à convocação na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Agropecuário da Câmara dos Deputados, participou ontem pela manhã de audiência na Casa.
Durante a audiência, foi discutida a questão do Controle de Vacinas da Febre Aftosa, hoje a cargo do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) do Rio Grande do Sul e que o Lanagro de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, também passará a realizar.
Segundo Neri, o laboratório mineiro está sendo capacitado para realizar o controle de vacinas de forma auxiliar ao Lanagro-RS. A estratégia é que, durante uma eventual dificuldade operacional de um laboratório, exista outra unidade igualmente confiável, para que não haja interrupção no serviço público oferecido. O ministro salientou ainda que o Lanagro gaúcho está sendo
capacitado para testes da influenza aviária, antes realizados apenas em São Paulo.
Além de questões técnicas, o ministro colocou-se à disposição dos parlamentares para quaisquer esclarecimentos, inclusive sobre a Operação Terra Prometida, deflagrada pela Polícia Federal. Geller sugeriu que fosse criada uma comissão de parlamentares, em conjunto com a PF, para que fossem feitas visitas ao Mato Grosso para verificar a situação dos assentamentos nos locais citados na investigação.
Na ocasião, o Ministro recebeu o apoio unânime e a solidariedade dos parlamentares presentes à audiência, que elogiaram sua gestão a frente do Ministério da Agricultura.