O verão está aí e com ele os riscos das intoxicações alimentares aumentam. Alguns alimentos, se não conservados em local e temperatura adequados, correm o risco de contaminação, principalmente a carne, o presunto, o queijo e o ovo.
As altas temperaturas contribuem para o desenvolvimento das bactérias salmonelas, clostrídios e estafilococos, responsáveis pela intoxicação nos alimentos mal condicionados e preparados de maneira inadequada. De acordo com estudos do Ministério da Saúde, 44% das intoxicações alimentares acontecem em casa; 17% são provenientes de consumo em restaurantes e lanchonetes; e 67% ocorrem por conta da manipulação ou preparação inadequada dos alimentos.
A intoxicação alimentar potencializa a ocorrência de problemas gastrintestinais, podendo causar dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e mal-estar.
A divisão de Alimentos da Bioagri – a Mérieux NutiSciences company realiza análises em toda a cadeia de alimentos referentes as essas e outras bactérias. Dessa forma, garante o controle da qualidade e a segurança alimentar para o consumo da população. “O calor e umidade formam o ambiente ideal para a proliferação de bactérias e, por isso, a atenção deve ser redobrada durante o verão brasileiro”, explica o diretor de Qualidade e Segurança Alimentar da empresa, Alex Fuganholi.
Sobre a Bioagri – a Mérieux NutriSciences company
A partir de 2015, a Bioagri, o maior laboratório analítico privado da América Latina em seu segmento, passa a ser Mérieux NutriSciences, um dos maiores grupos de laboratórios do mundo, e que está presente em 18 países, com mais de 75 unidades e 5.550 empregados. Com a aquisição do Grupo Bioagri, a Mérieux NutriSciences no Brasil passa a ter 17 unidades distribuídas pelo país e cerca de mil colaboradores.
Parte do Instituto Mérieux, a Mérieux NutriSciences dedica-se a proteger a saúde dos consumidores em todo o mundo, oferecendo uma ampla gama de testes e serviços de consultoria, nos segmentos de Agroquímicos / Análises Ambientais / Bens de Consumo / BIOFORTIS Innovation Services / Cosméticos e Higiene Pessoal / Fármacos e Dispositivos Médicos / Qualidade e Segurança Alimentar.