Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

H1N1

Cartilha informativa

<p>Pesquisadores da Embrapa vão elaborar uma cartilha com informações sobre a gripe A para suinocultores.</p>

A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), vai participar da prevenção à gripe A. A partir de um pedido feito pelo Sindicato das Indústria da Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne/SC) e pela Secretaria Estadual da Agricultura, os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves vão elaborar uma cartilha com explicações aos suinocultores sobre o que é a doença e quais medidas devem ser adotadas para garantir a saúde das pessoas e dos rebanhos nas granjas.

A cartilha deve ser disponibilizada em uma semana. A decisão de produzir a cartilha foi tomada durante uma reunião na Sadia em Concórdia, na tarde da última quarta-feira, dia 12 de agosto. Estiverem presentes na reunião o presidente do Sindicarne, Osório Dal Bello, o secretário da Agricultura de Santa Catarina, Antônio Ceron, o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, o chefe ajunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Gérson Scheuermann, a pesquisadora Rejane Schaeffer (que conduz pesquisas sobre influenza A) e outros representantes de agroindústrias filiadas ao Sindicarne.

Segundo Dirceu Talamini, a reunião deixou claro que as condições do rebanho brasileiro são muito boas em todo o território nacional e não há qualquer registro sobre a presença do vírus da gripe A em granjas. “Mas é bom que sejam tomadas medidas preventivas, pensando primeiramente na saúde das pessoas que atuam na suinocultura”, explicou o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves. Os pesquisadores da Embrapa que atuam na área de Virologia já começaram a reunir as informações que farão parte da cartilha. A ideia é que ela seja disponibilizada numa versão impressa e em formato eletrônico para facilitar a sua disseminação. Para o secretário da Agricultura de Santa Catarina, Antônio Ceron, a informação é a melhor solução. “Santa Catarina é o maior e melhor produtor de suínos do Brasil. Por isso, devemos atuar preventivamente”, disse o secretário.