Cerca de metade do aumento geral nos preços dos alimentos pode ser atribuído a um aumento significativo dos preços da carne – especificamente, carne bovina, suína e de aves, de acordo com um novo relatório do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca. Embora fatores como o aumento da demanda do consumidor tenham desempenhado um papel, os aumentos de preços também são causados pela falta de concorrência em um ponto-chave de gargalo na cadeia de abastecimento do processamento de carnes, afirma a Casa Branca.
No entanto, os principais pontos levantados no relatório e nas ações propostas pelo governo Biden vão contra as conclusões de outros estudos independentes e depoimentos oferecidos ao Congresso sobre o papel da consolidação nos preços de hoje.
Grandes aumentos de preços de carne bovina, suína e de aves estão impulsionando os recentes aumentos de preços que os consumidores estão vendo nos supermercados, observa a Casa Branca em um blog recente escrito por membros do Conselho Econômico Nacional do governo Biden. Esses três itens respondem por metade do aumento de preços da alimentação no domicílio desde dezembro de 2020. Desde então, os preços da carne bovina aumentaram 14,0%, da carne suína 12,1% e das aves 6,6%.
Ao falar durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, o Diretor do Conselho Econômico Nacional, Brian Deese, explicou que na carne bovina e suína, os consumidores viram aumentos de dois dígitos nos preços nos últimos meses. Embora os ovos tenham uma cadeia de suprimentos semelhante com insumos e custos de ração semelhantes aos das aves, o preço dos ovos na verdade caiu nos últimos dois meses.
Deese observa que, se você olhar para esse mercado, o que é surpreendente em carne bovina, aves e suínos é uma consolidação significativa nos setores em que algo entre 55 a 85% do mercado é controlado pelos quatro principais produtores desses setores. Em 1977, as quatro maiores empresas frigoríficas de carne bovina controlavam apenas 25% do mercado, ante 82% hoje. Em aves, as quatro maiores firmas de processamento controlavam 35% do mercado em 1986, em comparação com 54% hoje. E na carne suína, as quatro maiores empresas de processamento de suínos controlavam 33% do mercado em 1976, em comparação com 66% hoje, observa o relatório.
“Quando você vê esse nível de consolidação e o aumento nos preços, levanta uma preocupação sobre a exploração da pandemia – sobre as empresas que estão impulsionando os aumentos de preços de uma forma que prejudica os consumidores que vão ao supermercado, e também não está se beneficiando os próprios produtores – os agricultores e pecuaristas – que estão crescendo – estão cultivando o produto ”, diz Deese.
O relatório detalha que as empresas têm recompensado seus acionistas com grandes dividendos ou recompras. Por exemplo, a JBS forneceu US $ 2,3 bilhões em dividendos e recompra de ações em 2020. Propôs pagamentos de dividendos recordes para 2021, aumentando os pagamentos aos acionistas em quase 75% em 2020. Da mesma forma, a Tyson recentemente aumentou os dividendos em 6% para o ano fiscal de 2021, gastando $ 477 milhões em dividendos nos nove meses findos em julho de 2021. Também recomprou $ 200 milhões em ações entre setembro de 2020 e julho de 2021.
Também falando no briefing, o secretário de Agricultura Tom Vilsack disse, a realidade é que hoje os fazendeiros estão perdendo dinheiro com gado, suínos e aves que estão vendendo, em um momento em que os consumidores estão vendo preços mais altos no supermercado. “Então, parte disso é uma função de consolidação e concentração, e aprendemos durante a pandemia que essa também é uma questão de resiliência. Quando houve uma grande interrupção na capacidade de processamento porque há tão poucos processadores, vimos uma interrupção significativa no mercado também. ”
Vilsack delineou quatro etapas que o governo está tomando para lidar com as preocupações na cadeia de abastecimento de carne. O primeiro é fortalecer o sistema regulatório atual, incluindo uma nova revisão da Lei de Packers and Stockyards para responsabilizar as pessoas por práticas injustas e discriminatórias.
“Se estou perdendo $ 150 por cabeça com meu gado, e o cara que está comprando de mim – que está me forçando a aceitar esse preço – está cobrando e ganhando $ 1.800 por cabeça, não sei como você chama isso, mas o que eu sei é que nosso trabalho é garantir que aquele fazendeiro receba um preço justo… quando eu vou ao supermercado e estou na fila do caixa, estou pagando um preço justo; Não estou pagando mais do que deveria ”, diz Vilsack.
Deese acrescenta que a ordem executiva do presidente instrui o Departamento de Justiça e a Federal Trading Commission a treinar sua aplicação em atividades ilegais em potencial, incluindo fixação e manipulação de preços.
Em segundo lugar, é garantir que haja uma descoberta de preço adequada no mercado. “Como há tal consolidação, há muito pouca transação em dinheiro neste mercado e, portanto, é muito difícil determinar se os preços que estão sendo pagos aos agricultores são justos ou não.” Vilsack explica que o USDA está produzindo estudos para fornecer mais descoberta de preços. Ele também acrescenta que o USDA quer trabalhar com o Congresso em seus esforços legislativos para aprovar legislação que irá expandir a capacidade de informações adicionais, provavelmente por meio da renovação dos Relatórios Obrigatórios de Pecuária definidos para expirar em 30 de setembro.
Acompanhando as solicitações recentes para avaliar o “Produto dos EUA” rótulo, Vilsack diz que a agência está procurando maneiras de garantir que os consumidores entendam totalmente o que esse rótulo significa e se as pessoas estão aproveitando qualquer oportunidade de valor agregado que possa apresentar para aumentar o preço.
Essa administração também canalizou recursos adicionais para expandir a capacidade de processamento para instalações de processamento menores. “Fornecemos recursos adicionais para manter essas pequenas empresas de processamento no mercado recentemente, anunciando cerca de US $ 150 a US $ 160 milhões em assistência e ajuda. E reunimos um esforço de US $ 500 milhões para trabalhar com os governos estaduais e locais, bem como com organizações sem fins lucrativos e a indústria pecuária, para procurar maneiras de financiar a expansão da capacidade de processamento ”, diz Vilsack.
A National Cattlemen’s Beef Association diz que aprecia o foco contínuo do governo em abordar algumas das questões urgentes enfrentadas pelos produtores de gado e carne. “Esperamos trabalhar juntos nas próximas etapas concretas para aumentar a concorrência, melhorar a transparência do mercado e implementar reformas de rotulagem de bom senso”, disse NCBA.
A indústria da carne desafia as descobertas
Jayson Lusk, chefe de economia agrícola da Purdue University, testemunhou recentemente perante o Congresso que quase todo mundo está focado na capacidade de embalagem, em vez de olhar para as flutuações no estoque de gado que surgem como parte do “ciclo do gado”.
Em uma pesquisa recente de autoria de Glynn Tonsor, do estado do Kansas, Lusk e Tonsor explicaram que as interrupções relacionadas ao COVID-19 levaram a um aumento histórico na diferença entre os preços do gado e da carne no atacado. Preocupações sobre concentração e alegações de comportamento anticompetitivo levaram a vários inquéritos e ações civis pelo Departamento de Agricultura dos EUA e pelo Departamento de Justiça dos EUA, com aumentos nos diferenciais de preços servindo como um ponto focal.
Ao olhar para as empresas de capital aberto, a pesquisa conclui que, no geral, as mudanças nos preços das ações das empresas com operações de embalagem significativas “não sugerem ganhos inesperados substanciais correspondentes aos desenvolvimentos impulsionados pelo COVID-19 e, de fato, o desempenho das empresas de embalagem de capital aberto tem defasado o do mercado geral desde o primeiro dia do ano. Talvez os desenvolvimentos do mercado sejam respostas lógicas a choques massivos de um inimigo comum da sociedade: COVID-19. ”
A Tyson Foods também rejeitou as conclusões tiradas pela Casa Branca. A Tyson observa em seu depoimento perante o Comitê do Senado dos Estados Unidos sobre o Judiciário em agosto de 2021, que o aumento no preço da carne bovina, em particular, se deve a condições de mercado sem precedentes.
“Choques de mercado múltiplos e sem precedentes, incluindo uma pandemia global e condições climáticas severas, levaram a uma queda inesperada e drástica na capacidade dos processadores de carne de operar em capacidade total”, diz Tyson. “Isso levou a uma oferta excessiva de gado vivo e uma oferta insuficiente de carne bovina, enquanto a demanda por produtos de carne bovina estava em alta. Com isso, o preço do gado caiu, enquanto o preço da carne aumentou. Hoje, os preços pagos aos pecuaristas estão subindo. ”
A Tyson acrescenta que a escassez de mão-de-obra – a incapacidade da indústria de atender adequadamente às suas fábricas – agravou a situação. A escassez de mão de obra também está afetando a oferta de carne suína e de aves do país. A Tyson diz que paga a seu trabalhador em média US $ 22 por hora, incluindo benefícios médicos completos.
Mark Dopp, diretor de operações do North American Meat Institute, também contestou as alegações descritas no relatório e reiterou o papel que a escassez de mão de obra e a pandemia desempenharam na situação que agora existe.
“Como acontece com quase todas as indústrias, embaladores e processadores de carnes e aves de todos os tamanhos foram, e continuam a ser, afetados pela pandemia global e pelas tendências inflacionárias que desafiam a economia dos EUA”, disse Dopp. “Os consumidores americanos da maioria dos bens e serviços estão vendo custos mais altos, em grande parte devido a uma persistente e generalizada escassez de mão de obra. A indústria de carnes e aves não é diferente.
“Publicar declarações inflamadas que ignoram os fundamentos de como a oferta e a demanda afetam os mercados não leva a nada”, continua Dopp. “Os mercados de carnes e aves são competitivos e dinâmicos, com nenhum setor da indústria dominando consistentemente o mercado às custas de outro.”