Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

H1N1

Casos suspeitos

Segundo Ministério da Saúde, Brasil tem 14 suspeitas de gripe A(H1N1) . Circulação do vírus é limitada.

Os casos suspeitos de gripe suína subiram para 14, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (25) pelo Ministério da Saúde. Ontem, os casos suspeitos eram nove. Eles estão localizados nos Estados de São Paulo (6), Rio de Janeiro (2), Minas Gerais (2), Distrito Federal (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (1) e Rio Grande do Norte (1). Outros 20 casos estão em monitoramento.

Os casos confirmados continuam sendo nove: três no Rio de Janeiro, três em São Paulo, um em Minas Gerais, um no Rio Grande do Sul e um em Santa Catarina. O ministério informa ainda que os oito primeiros pacientes confirmados já receberam alta do hospital.

No total, 308 casos suspeitos da doença já foram descartados pelo ministério.

Em nota, o Ministério da Saúde garantiu que não há transmissão “sustentada” da doença no Brasil, ou seja, a circulação do vírus é limitada. O órgão reforça que a população não deve se automedicar, o que pode maquiar os sintomas e diminuir a eficácia do antiviral Tamiflu, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar a gripe A(H1N1).

Segundo a OMS, 43 países registraram casos da gripe, mas somente nos Estados Unidos, México e Canadá a contaminação se deu de forma sustentada. Até agora, 12.022 pessoas foram contaminadas e 86 morreram.