Na última quinta-feira (1), o governo do estado do Ceará decretou estado de emergência zoossanitária nas áreas afetadas por peste suína clássica nos municípios de Forquilha, Groaíras e Santa Quitéria. De acordo com o texto, ficam interditadas, para manutenção ou difusão da doença, todas as propriedades rurais e outros estabelecimentos com suínos e produtos que representem risco
Após a confirmação da ocorrência de peste suína clássica (PSC) no território estadual e considerando a necessidade de aplicar imediatamente medidas específicas para conter e eliminar a doença, o estado de emergência foi decretado visando prevenir a disseminação do vírus em outras áreas do estado.
As zonas afetadas terão interdição em todas as propriedades rurais e outros estabelecimentos com suínos e produtos que representem risco para manutenção ou difusão da doença, localizados na área afetada. Estará proibida a saída de suínos e demais produtos de risco para PSC.
A movimentação desses itens no interior da área de emergência deverá cumprir normas e procedimentos estabelecidos por uma equipe técnica instituída para execução das operações de campo, visando a contenção e eliminação do vírus.