O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina informou por meio de nota que sete novas empresas estão habilitadas para exportar para a China com o mecanismo de simplificação indicado no memorando de cooperação assinado este ano.
O Memorando de Entendimento assinado com a Alfândega no mês de abril acelera o processo de registro de frigoríficos argentinos na China e significa a possibilidade de aumentar as oportunidades de exportação de produtos à base de carne.
A esse respeito, o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca, Luis Miguel Etchevehere, disse que “com cada planta habilitada para o mercado chinês, haverá mais trabalho e mão de obra nos frigoríficos. É uma nova oportunidade para produtores e para toda a cadeia de aves “.
Segundo o Ministério, os produtos avícolas ocupam a 4ª posição no ranking de exportações agroindustriais para a China, com média nos últimos três anos de 50 mil toneladas, para um total anual de US $ 100 milhões. Entre janeiro e julho, as exportações já atingiram um total de US $ 98,5 milhões, motivo pelo qual se espera que excedam a média esperada no final do referido período em dezembro.