Redação AI 15/01/2004 – 05h40 – A China promulgará hoje, quinta-feira, medidas para interromper as importações de aves procedentes dos países afetados pela “gripe do frango” -Coréia do Sul, Japão e Vietnã-, uma doença que é mortal também para os humanos, informou a Administração de Supervisão da Qualidade.
As autoridades querem evitar assim a propagação de um vírus que, segundo alguns especialistas, pode ser mais perigoso que a Síndrome Respiratória Aguda Severa, que acaba de reaparecer na China depois de matar 774 pessoas das 8.098 afetadas em todo o mundo em 2003.
As aves vivas e produtos derivados das aves -como os ovos e as plumas- procedentes de todos os países afetados aparecem na lista publicada hoje pelo Ministério Chinês da Agricultura, que interromperá as importações diretas e indiretas destes produtos.
As aves que tiverem chegado na China procedentes desses países, tanto como mercadoria como através de turistas, serão devolvidas a seus locais de origem ou sacrificadas.
A doença conhecida como “gripe do frango” reapareceu no Vietnã no mês passado como um vírus mortal entre as aves, e passou para os humanos com um resultado de doze falecidos até o momento.
A doença afeta basicamente as galinhas produzindo a decomposição do fígado e afetou pela primeira vez o ser humano em 1997 em Hong Kong e reapareceu em fevereiro de 2003 na Holanda, Alemanha e Bélgica.