As chuvas que caíram no Paraná em setembro e no início de outubro prejudicaram a colheita de trigo e o plantio de soja, milho e feijão no Estado, informou o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura.
Trigo
A colheita de trigo alcançou 50% da área semeada, e, na semana encerrada na sexta-feira, as áreas consideradas ruins aumentaram de 4% para 7%.
Segundo o Deral, os trabalhos já estão encerrados em lavouras que antes sofreram com seca ou geadas. Dos cerca de 500 mil hectares que ainda não foram colhidos, 69% estavam em boas condições, ante 73% na semana anterior. Cerca de 24% estavam com qualidade considerada média.
Grãos
Já a semeadura de soja e milho evoluíram muito lentamente por causa das chuvas, que inviabilizaram as atividades em muitas fazendas. Além do solo encharcado, realçou o Deral, as temperaturas mais baixas que as normalmente registradas nesta época do ano afetam o planejamento dos produtores.
De acordo com o órgão, o plantio de milho atingiu 75% da área estimada nesta safra 2022/23, e 91% das plantações estavam em boas condições até sexta-feira. A semeadura de soja chegou a apenas 26% da área prevista, com 98% das lavouras em boas condições.