[quotes_menu]

Ciências Agronômicas da Unesp tem novo diretor

Após a assinatura do termo de posse e compromisso, os novos diretor e vice-diretor receberam de seus antecessores a borla, o capelo e as insígnias de dirigentes da unidade.

Redação (05/02/2009)- Em sessão solene da Congregação, realizada dia 29 de janeiro, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado, os professores Edivaldo Domingues Velini e José Matheus Yalenti Perosa foram empossados, respectivamente, como diretor e vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp.

A sessão foi presidida pelo reitor da Unesp, professor Herman Cornelis Jacobus Voorwald e compuseram a mesa, além do diretor e do vice-diretor empossado, o diretor e o vice-diretor cessantes, professores Leonardo Theodoro Büll e Sílvio José Bicudo; o prefeito municipal de Botucatu João Cury Neto e a Pró-Reitora de Graduação da Unesp, professora Sheila Zambelo de Pinho.

A solenidade

Diante de um Auditório lotado, o diretor e o vice-diretor eleitos foram conduzidos ao palco por uma Comissão de Honra formada pelos professores eméritos da FCA Julio Nakagawa e Chukichi Kurozawa e pelos professores Renata Cristina Batista Fonseca e Sérgio Campos, representando a Congregação da FCA.

Após a execução do Hino Nacional, o diretor cessante Leonardo Theodoro Büll fez uso da palavra. Lembrou as dificuldades do início do seu mandato, período em que a Unesp passava por dificuldades financeiras. “Com empenho, dedicação e compreensão da nossa comunidade, transpusemos todos os obstáculos que nos eram colocados e vencemos”.

Büll destacou como grandes realizações de seu mandato a melhoria na qualidade de ensino, os diversos convênios internacionais estabelecidos, a criação de novos cursos de pós-graduação, a conclusão da rede de laboratórios da FCA, a duplicação da via de acesso à Fazenda Lageado e a renovação de parte expressiva da frota e do maquinário das Fazendas. “Todas essas realizações se refletiram na melhoria das avaliações às quais nossa escola foi submetida. Em todas as avaliações, sob quaisquer critérios, a FCA esteve entre as melhores escolas do país”.

Büll agradeceu o corpo de servidores da FCA, os alunos e seus familiares e fez votos de uma boa administração ao seu sucessor. “Estou certo de que a FCA está em boas mãos e tenho certeza que o próximo quadriênio será de vertiginoso crescimento para nossa instituição”.

Após a assinatura do termo de posse e compromisso, os novos diretor e vice-diretor da unidade receberam de seus antecessores a borla, o capelo e as insígnias de dirigentes da unidade.

A professora Maura Seiko Esperancini, do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial saudou os professores Velini e Perosa. “Dirigir a FCA é uma tarefa árdua que exigirá arrojo e iniciativa, empenho e equilíbrio, conhecimento do presente e visão de futuro”, afirmou. “A comunidade da FCA deposita sua confiança em vocês por reunirem essas qualidades e possuírem reconhecida experiência acadêmica e administrativa”.

Discurso de posse

Em seguida, o professor Edivaldo Domingues Velini discursou pela primeira vez como diretor da FCA. Ele iniciou sua fala elogiando a administração Büll e Bicudo pela busca constante do entendimento para a resolução de problemas. “A boa gestão dos nossos antecessores faz aumentar nossa responsabilidade”, disse. “Queremos consolidar a Faculdade como instituição progressista, transformadora da realidade nacional e formadora de profissionais cidadãos plenos”.

Velini declarou que o crescimento da FCA precisa estar atrelado ao crescimento da Unesp como um todo. “Ambas as instituições já contam com amplo reconhecimento regional, nacional e internacional. O crescimento da FCA deve tanto dar suporte quanto se apoiar no crescimento da Unesp. Os desafios para nossa unidade se confundem com os desafios para a própria unidade. As duas instituições têm como objetivo formar recursos humanos e participar ativamente da geração, organização, aplicação e difusão do conhecimento e da cultura”.

Declarou ainda: “A FCA e a Unesp precisam ampliar seus papéis na transformação da sociedade. Nesse sentido, uma das nossas principais ferramentas de trabalho tem que ser as parcerias com as mais diversas instituições”.

O novo diretor falou ainda sobre os desafios impostos pela crise econômica internacional para a administração da Faculdade. “Temos consciência que as alterações no ritmo da produção e do consumo impactam de modo direto o orçamento das universidades públicas de São Paulo. Precisamos nos preparar para as incertezas da economia e aceitar as restrições orçamentárias para 2009. Contamos com o apoio da Reitoria e esperamos a compreensão da comunidade local”.

Por fim, Velini disse: “Administrar a FCA será, fundamentalmente, liderar uma grande equipe. Temos certeza que os instrumentos de trabalho mais poderosos que teremos serão as pessoas. Para nosso sucesso, todos devemos colocar acima os interesses da FCA e da Universidade”.

Encerramento

No encerramento da cerimônia, o prefeito municipal João Cury destacou a importância da Unesp para o desenvolvimento do município. “Este novo governo municipal entende que o aproveitamento da capacidade intelectual gerada por essa instituição é fundamental. Queremos estreitar ainda mais nosso contato com a Universidade. Aliás, não vejo outro caminho para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável de nosso município”.

Por fim, o professor Herman Voorwald, reitor da Unesp, falou sobre o papel dos recém-empossados. “O novo diretor da FCA encontrará uma universidade crítica, democrática e com desejo de crescimento no ensino, na pesquisa e na extensão. É uma Universidade muito jovem, dinâmica e com um modelo extremamente forte do ponto de vista da participação da comunidade. E é a comunidade que conduzirá a instituição para um grande destaque. Desejo aos professores sorte aos professores Velini e Perosa e que, com a participação da comunidade, tenham uma gestão de muito sucesso”.

Após a solenidade o diretor Edivaldo Velini e o vice-diretor José Matheus Yalenti Perosa receberam os cumprimentos dos convidados durante um almoço de confraternização realizado na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais.