Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Cineclube de Florianópolis exibe documentário suíno

"Espírito de Porco", que aborda bem-estar animal e dejetos suínos, será apresentado hoje (28/04).

O Cineclube Ieda Beck conquista mais um espaço no centro da cidade para divulgar a produção audiovisual catarinense. Nesta quarta-feira (28/04), às 19h, acontece a sessão Homens e Animais, na Casa da Memória, com exibição do documentário Espírito de Porco, de Chico Faganello e Dauro Veras.

 A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Cinemateca Catarinense.  A entrada é gratuita. O circuito da Cinemateca Catarinense e Funcine, que já utilizava o Teatro da Armação, na Praça XV de Novembro, contará também com a Casa da Memória/FCFFC para a temporada de 2010. No auditório do imóvel serão realizadas exibições gratuitas de filmes, seguidas de bate-papo, na última quarta-feira de cada mês, com o objetivo de projetar a cultura catarinense e ampliar o acesso à linguagem audiovisual.

O filme

Viabilizado com o prêmio de R$ 60 mil do edital Cinemateca Catarinense 2005, da Fundação Catarinense de Cultura, Espírito de Porco faz uma crítica ao tratamento dispensado aos porcos na suinocultura industrial e à poluição causada pela atividade. O filme conquistou o Prêmio Especial do Júri na 15ª Edição do CINE-ECO – Festival Internacional de Cinema Ambiental, em Serra da Seia, Portugal (2009). Também foi premiado na 1ª Mostra Internacional Pelo Direito dos Animais, em Curitiba/PR (2009); no 7º FestCine Amazônia, em Porto Velho/RO (2009); e no 11º Festival Internacional de Documentários “Santiago Álvarez in Memoriam”, em Santiago, Cuba (2010).

Os diretores

Nascido em Seara, Chico Faganello é jornalista formado, com especialização em cinema na Itália e nos Estados Unidos, além de professor nos cursos de cinema da UFSC e da Unisul. Dirigiu vários curtas, médias e um longa-metragem, e fez diversos programas de televisão na Itália e no Brasil.

Dauro Veras é jornalista e roteirista. Realizou coberturas na América Latina, Europa e Ásia. Fez roteiros para televisão e teve reportagens premiadas em turismo e economia. Em 2003 editou uma publicação ganhadora do Prêmio Esso de Jornalismo – Informação Ecológica. Atua no Observatório Social, organização que pesquisa o mundo do trabalho.