[quotes_menu]

Clima quente aumenta índices de salmonella na Escócia

<p>Casos de intoxicação alimentar por salmonella cresceram 70% no país por conta das altas temperaturas das últimas semanas. Esta é a maior incidência da bactéria na Escócia desde 2001.</p><p></p><p></p>

Redação (03/05/07) – De acordo com o Departamento de Proteção à Saúde escocês, nos quatro primeiros meses de 2007 foram registrados 223 casos de intoxicação alimentar por salmonella, enquanto que no mesmo período de 2006 o órgão registrou 133 ocorrências.

Especialistas locais em microbiologia acreditam que o calor intenso das últimas semanas, incomun nesta época do ano, ajudou a aumentar o número de churrascos realizados pelos escoceses, o que, consequentemente, elevaria o risco do consumo de carnes e de alimentos maus cozidos. “Esta hipótese é significante”, dizem os especialistas. “É na época dos freqüentes churrascos que registramos os maiores índices de intoxicação por salmonella, mas, neste ano, a prática começou mais cedo”. Ainda segundo os especialistas da Escócia, quando a carne é preparada no churrasco, a bactéria se mistura ao centro da carne e, se ela for mau assada ou cozida, a intoxicação alimentar pode ocorrer.