A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na quarta-feira (12) da primeira reunião do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora, realizada na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O Comitê, criado em julho de 2023, tem como objetivo implementar a Política Nacional de Cultura Exportadora, focada em fortalecer micro, pequenas e médias empresas no mercado internacional. Até agora, 22 estados já aderiram a essa iniciativa.
Rodrigo da Matta, coordenador de Promoção Comercial da CNA, destacou que o Comitê facilita a comunicação entre entidades, governo federal e estados, com o intuito de incluir novos pequenos e médios exportadores com produtos diferenciados na pauta exportadora brasileira.
Durante a reunião, foi elaborado o plano de trabalho do Comitê Nacional para 2024-2025, que inclui a criação de planos para promover a cultura exportadora em outros estados. Foram apresentados modelos em desenvolvimento em estados como o Pará, servindo de referência para os demais.
O encontro reuniu autoridades e representantes dos Ministérios da Agricultura (Mapa), Desenvolvimento Agrário (MDA), Relações Exteriores (MRE), da ApexBrasil, Sebrae, BNDES, Banco do Brasil, Correios, Embratur e das Confederações da Indústria (CNI), Comércio (CNC) e Serviços (CNS).
Foto: MDIC