A Cocamar, cooperativa agroindustrial com matriz em Maringá (PR) e presente em 90 municípios, lançou um relatório que destaca as principais ações de ESG (Environmental, Social, and Governance) desenvolvidas no ano de 2023. Disponível no site oficial da Cocamar, o material é estruturado em diferentes temas, incluindo relacionamento e apoio ao cooperado, inovação, tecnologia, adaptação e resiliência às mudanças climáticas, interesse pela comunidade e capital humano.
Na parte que trata das mudanças climáticas, a Cocamar destaca a iniciativa de trocar o combustível da frota leve para 100% de consumo de etanol, que é menos poluente do que a gasolina. O relatório também fornece dados sobre o desempenho energético ao longo do tempo e explica o trabalho de monitoramento de adequação à legislação ambiental.
“Para empresas como a Cocamar, a implementação de práticas ESG é fundamental. Ela não apenas contribui para a preservação da natureza, mas também aprimora a estrutura de governança, resultando em maior transparência e credibilidade”, avalia Divanir Higino, presidente executivo da cooperativa.
Ações sociais
O relatório também traz as ações sociais promovidas pela Cocamar. Uma das iniciativas destacadas é a Campanha Solidária de Natal, que arrecadou mais de 37 toneladas de alimentos para instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social.
Outras menções incluem um projeto que promove a prática do futebol entre crianças e adolescentes, apresentações do Coral Cocamar em festivais e a produção de fraldas geriátricas, que são distribuídas para entidades.
O material também destaca o programa Cultivar, que nasceu em 2006, em uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maringá. Neste programa, é feito o cultivo de mudas nativas por meio do trabalho de alunos com deficiência intelectual e múltipla, que são contratados como colaboradores. Somente em 2023, foram produzidas mais de 66 mil mudas como parte do programa.
Com quase quatro mil colaboradores, além de aproximadamente dois mil profissionais temporários, a Cocamar foi eleita, no ano passado, uma das melhores empresas para trabalhar, segundo o levantamento Great Place to Work (GPTW), informa o relatório.
“Empresas que implementam práticas ESG controlam melhor os riscos que impactam suas partes interessadas e se tornam mais sustentáveis diante dos desafios”, resume Higino.